5 cuidados importantes com a pele no frio

Mantenha sua pele saudável e protegida durante o inverno

Com a chegada do inverno, as temperaturas mais baixas e a redução da umidade do ar podem causar diversos problemas para a pele. Desidratação, alergias, vermelhidão e descamação são alguns dos desconfortos mais comuns. Para evitar esses problemas e manter a pele saudável durante o frio, é importante adotar alguns cuidados específicos. Aqui estão cinco dicas essenciais para cuidar da pele no inverno:

1. Beba mais água

Durante o inverno, o organismo gasta mais energia para se manter aquecido, o que pode aumentar o risco de desidratação. Para evitar que a pele fique ressecada e sensível, é fundamental manter a hidratação do corpo. Beber cerca de 2 litros de água por dia ajuda a evitar uma série de problemas, como náuseas, tonturas e problemas renais, além de manter a pele hidratada e saudável.

2. Aplique hidratante

As baixas temperaturas e a redução da umidade do ar contribuem para o ressecamento da pele. Para combater esse problema, é importante aplicar um hidratante logo após o banho, enquanto a pele ainda está úmida e os poros estão abertos. Isso ajuda a pele a absorver melhor o produto, recuperando a umidade perdida e melhorando a textura, elasticidade e prevenção de manchas e rugas.

3. Evite banhos muito quentes

Embora um banho quente seja bastante relaxante, ele pode remover a oleosidade natural da pele, conhecida como manto hidrolipídico. Isso deixa a pele mais vulnerável ao ressecamento e às irritações. Prefira banhos mornos e rápidos, e evite se ensaboar demais ou usar buchas que possam agredir a pele.

4. Use protetor solar

Mesmo nos dias frios e nublados, a pele está exposta aos raios UV. O uso diário de protetor solar é indispensável para proteger a pele dos danos causados pelo sol, que podem levar ao envelhecimento precoce e ao câncer de pele. Aplique protetor solar no rosto e nos lábios, e escolha um produto adequado ao seu tipo de pele.

5. Coma alimentos protetores

Uma alimentação saudável também contribui para a saúde da pele. Inclua em sua dieta alimentos ricos em vitaminas C e E, ômega 3, selênio e antioxidantes. Esses nutrientes ajudam a manter a elasticidade, promover a regeneração e hidratação da pele. Alimentos como soja, oleaginosas, frutas cítricas, vegetais folhosos escuros, atum, salmão, chia e linhaça são excelentes opções para manter a pele protegida e saudável.

Cuidar da pele no inverno é essencial para evitar desconfortos e problemas mais graves. Adotando essas dicas simples, é possível manter a pele hidratada, protegida e saudável durante toda a estação. Não se esqueça de consultar um dermatologista caso observe qualquer alteração ou desconforto persistente na pele.

Fonte: Anna Cecília Andriolo, dermatologista membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia); Carolina Milanez, dermatologista pelo Hospital Heliópolis, em São Paulo; Juliana Toma, dermatologista pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); e Maria Elisa Rosa, dermatologista e doutora em ciências da saúde pela UFBA (Universidade Federal da Bahia).