Governo anuncia antecipação do 13º salário do INSS

Decisão de antecipar abono impactará milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.

O governo brasileiro surpreendeu ao anunciar a antecipação do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o ano corrente, em uma estratégia para reavivar a economia nacional. A medida, que inicialmente estava descartada, teve sua confirmação divulgada na última terça-feira (5) e traz alívio para milhões de beneficiários que contam com esse recurso extra em suas finanças.

Antecipação do 13º salário do INSS

Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, o governo adotou a prática de antecipar o pagamento do 13º salário do INSS, beneficiando aposentados, pensionistas e aqueles que recebem auxílios previdenciários. No entanto, para este ano, a previsão inicial era de que o abono seria pago nos meses de agosto e novembro. A mudança de planos, entretanto, ocorreu visando impulsionar a economia do país em um momento de incertezas.